Aprenda 3 termos novos usados por jogadores de jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro, desde meados dos anos 1990, passaram por uma revolução e se tornaram muito mais modernos, cheios de novidades, cheios de novos componentes, situações e histórias. Com a popularização dos jogos alemães, muitas dessas novidades são desconhecidas ao público mais afastado dos jogos.
Se antes, na época do Banco Imobiliário e do War, as peças se resumiam a dados, peões e cartas, e os termos mais usados eram “sua vez”, “come X cartas” e “vai logo!”, hoje, a variedade de peças, situações e nomes nos jogos aumentou consideravelmente e, com isso, os termos usados por jogadores foram ficando mais complexos, variados e cheios de estrangeirismos.
Vou apresentar 3 termos muito usados por jogadores mais experientes e que podem parecer complexos para quem não tem tanto costume de jogar. Se você quiser conhecer mais sobre os jogos de tabuleiro modernos, leia mais aqui neste texto.
Turno
“É a vez de quem?”
Quem nunca perguntou isso num momento de distração de alguém em um jogo de cartas ou tabuleiro? Pois bem, a tal “vez” de jogar também é conhecida como “Turno”. Isso porque, antes dos jogos chegarem ao Brasil, muitos jogadores tinham acesso a manuais de regras em inglês, que o termo para “sua vez de jogar” é “Your turn”.
Os jogos como Magic: The Gathering, Pokémon TCG e Yu-gi-oh! também ajudaram na popularização desse termo.
E vale lembrar que turno é a menor parte de um jogo.
Partida é toda uma partida mesmo, um conjunto de rodadas que, ao final, o jogo termina.
Rodada é um conjunto de turnos. Pode ser que em uma rodada cada jogador jogue 1 turno, mas também pode ser que uma rodada seja composta de diversos turnos de cada jogador.
Muitos jogos com temas de civilização, por exemplo, colocam o nome de “Era”, em cada uma das rodadas.
E o turno é a vez de jogar, simples assim. No Banco Imobiliário, no seu turno, você rola os dados, move seu peão e executa o que estiver na casa onde você parou.
Meeple
Uma das características dos novos jogos de tabuleiro são os variados formatos dos famosos peões. O mais famoso desses novos peões, com um formato humanóide, é o Meeple.
Introduzido pelo jogo Carcassonne, Meeple é uma contração de “My People”, “Meu povo” em inglês. O nome ganhou “vida” e hoje é usado em diversos jogos, mesmo os que utilizam meeples em outros formatos. Até Animeeples vemos por aí.
Punchboard
Uma das características dos novos jogos de tabuleiro é a qualidade do material com que são produzidos. Nada de cartas praticamente descartáveis, ou peças com qualidade questionável – na maior parte dos casos.
Por isso, uma coisa muito comum ao abrir um jogo é ver uma “folha” de cartonado rígido, com peças para serem destacadas dali. Essa “folha” é conhecida como Punchboard.
Aqui vai um exemplo:
Por hoje é isso. Tem mais algum termo que você gostaria de saber ou alguma curiosidade? Manda pra gente em contato@geeksnorcs.com.br.
Se quiser se cadastrar para receber novidades, é só preencher o formulário aqui embaixo.