Magic: The Gathering é um jogo colecionável de cartas criado pelo Game Designer Richard Garfield, lançado no ano de 1993 pela Wizards of the Coast.
Nos quase 30 anos de existência, Magic já acumulou uma horda gigantesca de fãs, teve inúmeros campeonatos, pequenos e gigantescos e, mais do que isso, inspirou uma série de outros jogos que beberam da fonte do Magic para serem criados.
Um desses jogos é o Dominion.
Dominion e suas inovações
Em 2008, a Rio Grande Games, empresa responsável pelo lançamento de diversos grandes jogos no mercado americano, lançava o jogo de um estreante game designer, Donald X. Vaccarino, o Dominion.
Audacioso, o jogo trouxe uma inovação muito grande aos jogos, com a criação de uma nova mecânica, o deck-building.
Inspirado em jogos competitivos colecionáveis, principalmente o Magic: The Gathering, Vaccarino trouxe para dentro de seu jogo uma das partes mais icônicas do chamado metagame desses jogos, a construção do baralho.
O deck-building no Magic, Pokémon e outros jogos
Em jogos competitivos colecionáveis existem basicamente dois tipos de grandes jogadores. Aqueles que entendem facilmente os mecanismos e se adequam a qualquer deck e tem aqueles que conseguem entender o cenário macro do jogo e construir um baralho pronto para enfrentar os decks mais usados nos torneios.
Esse segundo tipo de jogador é o construtor de baralhos.

Com uma capacidade analítica do cenário competitivo e dos desafios que o esperam nos campeonatos, um bom construtor de baralhos se prepara para as possíveis adversidades e sabe construir um baralho com boa estrutura e boas respostas aos baralhos adversários.
Uma vez que uma partida começa, o baralho previamente pensado e construído para responder bem aos principais confrontos mostra sua força.
A construção de baralhos como um elemento da partida
Apesar de construir baralhos ser uma das principais partes do hobby de jogos como Magic e Pokémon, quando se trata da partida mesmo, a construção de baralho não faz parte. Começou o campeonato, começou o jogo, suas cartas não podem mudar. É aquilo ali e pronto.
Já o Dominion, entendendo a magia que existe em construir um baralho para enfrentar adversários, trouxe uma novidade ao mercado de jogos: a construção do baralho é feita DURANTE a partida.
Sim, exatamente isso, o baralho dos jogadores vai mudando durante a partida, de acordo com cartas que eles adquirem em suas jogadas.
Os jogadores começam com baralhos idênticos e, através das suas escolhas, vão fazendo aquisições de novas cartas e também de pontuação, o que vai diferenciando seus baralhos e pondo a prova a qualidade da construção de cada um dos jogadores.
A mecânica mais recente
Como não poderia deixar de ser, ao incluir o deck-building entre as mecânicas do jogo, Vaccarino e seu Dominion foram amplamente premiados e reconhecidos no mundo todo.
O Deck-building se tornou e se mantém até hoje como a mecânica criada mais recentemente nos jogos analógicos.
O impacto e a influência do jogo são tão grandes que, até hoje, mais de 1000 outros jogos já usaram dessa inovação e também utilizam o deck-building e suas variações como sua principal mecânica, incluindo o grandioso Gloomhaven.
Nada mal ein?
Em breve trago mais curiosidades sobre jogos e suas mecânicas por aqui. Enquanto isso, porque você não conhece alguns dos nossos jogos clicando aqui?
Abraços,
Renato Simões
Gostou? Então se inscreva aí embaixo para receber novidades.