site_2025_07_01_1

There and back again: Um novo começo para a Geeks N’ Orcs

A origem

Nossos primeiros jogos, Piratas! e Loot.

Desde 2015, a Geeks N’ Orcs vem criando, desenvolvendo e publicando jogos no mercado brasileiro. Começamos com o “Piratas!”, em sua primeira edição, também apelidada carinhosamente de “Caixinha de sabonete”, depois publicamos “Loot”, do maior autor de jogos do mundo, o Dr. Reiner Knizia, além do “Por favor, não corte minha cabeça!”, ambos em 2016. 2017 foi o ano do “Piratas!” ganhar sua segunda edição e a primeira expansão “Navegar é Preciso”.

De lá para cá foram muitos jogos, muitas histórias, muitas risadas e muitas pessoas se divertindo com os nossos produtos. Entre Abril de 2020 e Agosto de 2022, vivemos o nosso maior crescimento, com a 3ª edição do Piratas!, além do lançamento de Homem Batata, Corta, a expansão “Mares Agitados” e a promo “Covil dos Jogos” para o Piratas!.

Com o crescimento veio a necessidade de expandirmos distribuição, melhorarmos nossa capacidade logística e aumentarmos o ritmo de desenvolvimento de novos produtos. Dogs’ Day e Corrida de Canetas, jogos de maior investimento, necessitavam maior exposição, mais canais de venda e mais espaço nas lojas. Encarar esse desafio, para uma empresa ainda muito pequena, sem investimentos externos, exigiu alguns sacrifícios. Cientes da necessidade de criar mais, melhor e em menos tempo, decidimos apostar nossas fichas em uma parceria que há muito almejávamos.

Corta! e Homem Batata, os primeiros jogos da linha Jogamos Sempre

O foco na criação de novos jogos

No final de 2022, paramos de trabalhar como editora e nos focamos na criação e desenvolvimento de novos jogos. Firmamos um acordo com a maior editora de jogos do Brasil, a Galápagos Jogos, em que eles licenciaram grande parte do nosso catálogo de jogos e passaram a ser responsáveis pela tradução, revisão, produção e distribuição deles em território nacional. A Geeks N’ Orcs deixava de ser uma editora propriamente dita e passava a ser um estúdio de criação de jogos.

Nestes quase 3 anos de parceria com a Galápagos, nossa escolha se mostrou acertada em muitos aspectos. Graças à grande capilaridade que a Galápagos possui, nossos jogos passaram a performar melhor e a vender mais, chegando mais facilmente às mãos de jogadores de todo o Brasil, num preço ainda extremamente acessível, como nós mesmos praticávamos. Piratas!, Homem Batata, Corta! e Dogs’ Day se tornaram disponíveis na absoluta maioria das lojas que trabalham com jogos de tabuleiro modernos no Brasil.

Com a publicação e a distribuição dos jogos sendo responsabilidade da Galápagos, pudemos focar em uma das melhores partes do nosso trabalho: criar novos jogos. Nos meses e anos seguintes ao início da parceria, 4 novos jogos foram publicados: Fibonachos, Pescado Novo, 1000? e Homem-Morcego. Todos esses produtos só viram a luz do dia em função desta parceria. No entanto, porque pudemos voltar nossos esforços apenas para a criação de novos jogos, acabamos criando muito mais jogos do que a Galápagos conseguiria publicar no ritmo que estávamos fazendo. Aí surge uma nova necessidade: como publicaremos esses jogos que tanto acreditamos?

Pescado Novo, Fibonachos, Homem-Morcego e 1000? surgiram em parceria com a Galápagos Jogos e foram criados depois que a Galápagos licenciou nossos outros jogos.

Jordy Adan

Aqui vou fazer um parênteses e mudar um pouco o texto para a primeira pessoa do singular. Meu nome é Renato Simões, fundei a Geeks N’ Orcs em 2015 para lançar o meu primeiro jogo, o Piratas!, em parceria com meu grande amigo de longa data Pedro Sales. Desde que eu comecei a Geeks N’ Orcs, a parte da criação de jogos e seleção de catálogo sempre dependeu muito do meu trabalho. Essa dependência acabou sendo um gargalo para a empresa, uma vez que eu também precisava atuar em diversas outras áreas. Quando a Galápagos licenciou grande parte do nosso catálogo, eu pude focar na criação de jogos, mas mais do que isso, eu recebi um convite irrecusável, de um dos meus melhores amigos, Jordy Adan.

Jordy Adan
Jordy Adan

Jordy é um autor de jogos que começou sua carreira lançando um pequeno jogo de Roll & Write chamado Rolling Ranch. O jogo começou bombando em Essen, lançado pela Thudergryph. Porém, pouco mais de um ano depois, Jordy alcançou o auge do seu sucesso, com seu segundo jogo publicado, Cartógrafos, se tornando o jogo brasileiro de maior reconhecimento de premiações internacionais, tendo sido um dos indicados à categoria Kennerspiel des Jahres, do maior prêmio do mundo dos jogos de tabuleiro, o Spiel des Jahres, em 2020.

Em Abril de 2022, Jordy me convidou para trabalhar com ele num projeto para o qual havia sido convidado: um jogo de tabuleiro do Ozob, personagem marcante do Jovem Nerd. Eu aceitei na hora e a gente começou a trabalhar mais de perto. Antes disso, tínhamos trabalhado juntos no Fibonachos, do qual o Jordy é o autor e eu o editor, além dele ter ajudado nos testes do Pescado Novo, mas nenhuma dessas duas experiências foi tão rica quanto a experiência do Ozob: A Cyberpunk Board Game. O projeto do Ozob começou mesmo em 2023. A partir dali, quase que diariamente, nós nos reuníamos para trabalhar o jogo e acabamos descobrindo que nosso trabalho juntos fluía muito bem.

Jordy Adan e Renato Simões com um protótipo de Ozob, durate o Diversão Offline 2024

Durante o tempo em que trabalhamos o Ozob, surgiram vários outros jogos de nossa cocriação. O primeiro deles foi o 1000? que nós licenciamos para a Galápagos aqui no Brasil e também para a Noris, editora alemã que lançou o jogo como “Trick 100”. A verdade é que a gente fazia um jogo atrás do outro e sentimos a necessidade de criarmos um estúdio nosso, com nosso jeito de trabalhar e pensar jogos de tabuleiro, e aí nasceu a UaiPiá, Uai de Minas, mineiro que sou, e Piá do Paraná, o estado de origem do Jordy. Mas se existe o estúdio UaiPiá, e a Geeks N’ Orcs?

Bom, foi aí que eu entendi que só faria sentido existirem UaiPiá e Geeks N’ Orcs se elas fizessem coisas diferentes. A Geeks N’ Orcs precisava voltar a publicar jogos no Brasil. Vendo como alguns dos próximos jogos da Geeks N’ Orcs, jogos nos quais eu apostava muito, estavam tendo dificuldade de entrar na esteira de produção da Galápagos, eu decidi recomeçar a Geeks N’ Orcs como uma editora para publicá-los. A ideia era trazer interessados em investir no projeto, utilizar a estrutura, a marca e o conhecimento adquirido nos anos de atuação nessa indústria, para recomeçar ainda mais forte que antes. Jogos, nossa matéria-prima mais importante, não faltavam.

Foi nesse momento que, vendo nossas desventuras publicando jogos por parceiros, que eu chamei oficialmente o Jordy para se juntar à Geeks N’ Orcs. Jordy fica por conta da seleção e do desenvolvimento dos jogos, além de auxiliar na editoração, e eu faria o restante, ampliando o networking e utilizando dos conhecimentos de produção, marketing, vendas que adquiri anteriormente. E, para minha felicidade, ele topou. Portanto, a partir desse momento, Geeks N’ Orcs não é apenas a editora que eu fundei e tem a minha cara, o maior game designer do Brasil, na minha opinião, é parte integrante da empresa e o coração da nossa seleção e desenvolvimento de novos produtos. Seja muito bem-vindo, Jordy, e obrigado por aceitar o convite.

Além do Jordy, temos outros sócios que mais para frente apresentaremos para vocês, mas são pessoas que também criam jogos, que jogam há muitos anos, mas que mais que tudo isso, entendem de negócios e vão trazer muito conhecimento e melhorar a performance da nossa editora. Aos poucos vamos falando mais deles, até porque vem aí jogos assinados por eles.

Novo momento, novos jogos

Celebrando este novo momento, a Geeks N’ Orcs volta a publicar jogos oficialmente neste segundo semestre de 2025. Nossa parceria com a Galápagos ainda está de pé, e as linhas de produtos que vocês encontram por lá, continuarão por lá. Portanto, se você quer Piratas!, Homem Batata, Homem-Morcego etc, a Galápagos Jogos – que em breve assumirá 100% o nome Asmodee – é o lar desses caras no Brasil. Inclusive, vem aí novidades relacionadas aos 10 anos do Piratas!, mas isso eu deixo para eles anunciarem.

Na Geeks N’ Orcs, começaremos com outros produtos. O primeiro deles é um jogo muitíssimo especial. Jogo de autoria de Jordy Adan e Renato Simões, com ilustrações do também brasileiro, Diego Sá. É um jogo em parceria com a Thunderworks, mesma editora responsável por Cartógrafos, Stonespine Architects e outros sucessos. Trata-se de FlipToons, um jogo rápido, de deck-building e Tableau Building, com uma grande inspiração nos autobattlers digitais, mantendo nossa tradição de rápido e acessível, mas adicionando fortemente elementos mais estratégicos. Aqui o difícil vai ser jogar uma partida só. FlipToons encontra-se em Alpha no BoardGameArena e você poderá testá-lo antes de comprar no Brasil.

Além disso, você pode ir direto na página do jogo aqui em nosso site e, além de baixar o manual de regras, você pode conhecer melhor o jogo e se inscrever na nossa Newsletter para ser avisado como, quando e onde garantir o seu, em português e junto da mini-expansão, “Botão de Reset”. Acesse: https://geeksnorcs.com.br/fliptoons.

Um deles é um jogo que já chega como linha: OnBoard é um jogo de trivia (conhecimentos gerais) de bolso. Em apenas 60 cartas por caixa, 2 a 6 jogadores podem se divertir com perguntas de diversas categorias, além de caixas temáticas. Ele é o primeiro jogo com o selo Grab N’ Play. Isso significa que, apesar de ter regras formais e um manual, dá para pegar o jogo, nem ler as regras e já brincar com o produto. É pegar e jogar da sua maneira. Porém, quem quer conferir melhor as regras, pode acessar a página do jogo no nosso site: www.geeksnorcs.com.br/onboard.

OnBoard já vai sair com duas caixas, que podem ser embaralhadas e misturadas para ampliar sua experiência. A caixa “Variedades” vem com 60 cartas, 180 perguntas, em 6 diferentes categorias. Já a caixa “Cinema & TV” vem com 60 cartas, sendo 36 cartas com 3 perguntas cada, além de 24 cartas da regra exclusiva da caixa, a “Sessão Pipoca”. Cada caixa temática do OnBoard contará com regras exclusivas, que mudam um pouco a forma de jogar e pontuar. Além dessas duas caixas iniciais, também estamos trabalhando nas próximas: Esportes & Games e +Variedades. A caixa +Variedades também contará com cartas especiais e regras diferentes.

Neste primeiro momento, estas são as nossas novidades, e você já pode conferir mais sobre ambas aqui no nosso site. Nas próximas semanas vamos falando mais sobre os jogos, preços, datas etc. Um novo começo para a Geeks N’ Orcs como editora e um começo empolgante. Contamos com você!

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO