05-09-2017

Como jogar? | Piratas! – Sua vez

No primeiro texto da série, apresentando o seu objetivo ao jogar Piratas!, você entendeu: ao começar uma das suas vezes de jogar com 5 tesouros em sua mão, você vence o jogo. Mas e se não vencer, o que você faz na sua jogada? É o que vou esclarecer agora…

No sua vez de jogar você vai poder fazer duas coisas, às quais chamamos de AÇÕES. As suas possibilidades são:

  • Comprar uma carta do baralho central;
  • Jogar uma carta da sua mão.

Você deve estar atento para uma coisa: você pode fazer duas ações repetidas, sendo assim, se você quiser, sua jogada pode ser comprar duas cartas do baralho. PRIMEIRA AÇÃO: Comprar uma carta do baralho centra. SEGUNDA AÇÃO: Comprar uma carta do baralho central. É isso, simples assim. Você também poderia, por exemplo, jogar duas cartas da sua mão e não comprar nenhuma carta nesta jogada.

COMPRAR UMA CARTA DO BARALHO CENTRAL

Esta ação é o que ela mesma diz, você pega a carta do topo do baralho central, que deve estar virado para baixo, e coloca em sua mão.

JOGAR UMA CARTA DA SUA MÃO

Esta ação requer um pouco mais de atenção, pois ela se resolve de forma diferente para cada TIPO de carta que há no jogo. Em Piratas!, existem 5 TIPOS DE CARTA no jogo, que são identificados por um ícone no canto esquerdo superior de cada carta, esses tipos são:

Cartas de RESOLUÇÃO IMEDIATA
Este tipo de carta deve ser jogado virada para cima e o efeito descrito em seu texto deve ser resolvido imediatamente. Resolver o texto da carta não conta como uma ação.

 

Cartas de TRIPULAÇÃO –  Este tipo de carta deve ser jogado no espaço à frente de qualquer jogador, na mesa, esta carta passa a fazer parte da tripulação daquele jogador. Neste espaço o jogador poderá ter até 2 cartas de tripulação, tenham sido jogadas por ele mesmo ou por outros jogadores. Qualquer carta de tripulação possui um efeito que não se resolve na hora em que ela é jogada, mas é resolvido em um momento específico como descrito em seu texto, por exemplo: +1 tiro em duelos. Este efeito, da carta “Pirata”, só é resolvido quando o jogador que possui aquela carta em sua tripulação se envolver em um duelo. Cartas de tripulação nunca podem ser jogadas DURANTE duelos. Apenas cartas de tripulação já presentes na mesa de jogo serão consideradas em um duelo. Cada jogador pode ter um máximo de 2 (duas) cartas de tripulação a sua frente. Cartas de tripulação só são descartadas quando seu dono perde um duelo ou quando uma delas é alvo da carta “Homem ao Mar”.  Elas também não podem ser substituídas, nem pelo seu próprio dono.

Cartas de EMBARCAÇÃOEste tipo de carta, assim como as cartas de tripulação, deve ser jogada a frente de um jogador e também não têm efeito imediato. Cada carta deste tipo é única e possui um efeito diferenciado para auxiliar seu dono em busca de um objetivo no jogo. Cada jogador só pode possuir uma carta de embarcação a sua frente. Estas cartas também possuem uma outra característica: elas possuem pontos de vida, que são perdidos a cada duelo em que aquele jogador é derrotado. Se você sofre uma derrota, sua embarcação perde 1 ponto de vida e você deve girá-la 90 graus em sentido anti-horário. Se, após perder um ponto de vida, uma embarcação chegar ao símbolo da caveira, ela deve ser descartada. O jogador pode, livremente, substituir sua embarcação em seu turno, caso tenha outra. Isso conta como jogar uma carta de embarcação, portanto, gasta 1 das ações do turno daquele jogador.

Cartas de DUELO Este tipo de carta só pode ser jogado em duelos. Para iniciar um duelo, o jogador da vez deve possuir ao menos uma carta de CANHÃO. Caso deseje, ele pode escolher um adversário, declarar um duelo contra ele e posicionar sua carta de Canhão VIRADA PARA BAIXO sobre a mesa. O jogador escolhido como alvo do ataque deve, então, posicionar até 2 (duas) cartas de duelo, também viradas para baixo, para se defender. Com as cartas posicionadas, os jogadores as viram e comparam a quantidade de tiros dados por cada um deles. O jogador que vencer o duelo (se empatar, o jogador que se defendeu é considerado o vencedor), então, pega a mão de cartas do jogador que foi derrotado, olha e depois escolhe uma para pegar. O restante das cartas deve ser devolvido ao seu dono. Todas as cartas de canhão, timoneiro e papagaio utilizadas no duelo são descartadas.

Uma opção que o jogador da vez pode fazer em seu turno é realizar ataque duplo. Isso significa gastar suas duas ações para fazer um único ataque, sem poder fazer mais nenhuma outra ação em seu turno e sem poder ter realizado uma ação antes deste ataque. Um ataque duplo só é realizado quando é a única coisa feita por um jogador em seu turno. Para fazê-lo, o jogador deve escolher um adversário, declarar um duelo contra ele e posicionar 2 cartas de canhão viradas para baixo. O defensor, então, pode posicionar até 2 (duas) cartas viradas para baixo. O restante do duelo prossegue exatamente como no duelo normal.

Cartas de TESOURO – As cartas de tesouro não podem ser jogadas, mas são a condição para sua vitória. O jogador que começar uma de suas jogadas – antes de fazer qualquer ação – com 5 tesouros (ATENÇÃO: são 5 tesouros, não são 5 Cartas de Tesouro) em sua mão, vence a partida.

 

É assim que funciona a sua vez em Piratas!. Ainda tem alguma dúvida? Então conta pra gente.

Parte 1 – Como jogar? | Piratas! – Como vencer?
Parte 2 – Como jogar? | Piratas! – Sua vez
Parte 3 – Como Jogar? | Piratas! – Casco de Aço

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email